TEACRINE

TEACRINE_nossa_formula

Nome Científico: 1,3,7,9-Tetramethyluric acid.

A prática de exercícios físicos, sejam eles de alta intensidade ou não, requer determinados cuidados com o corpo a nível fisiológico, emocional e mental, para que assim, haja um equilíbrio e consequentemente, o desempenho não seja comprometido.

Durante a prática de atividades físicas, o organismo consome altas quantidades de energia para que os músculos consigam desempenhar suas funções adequadas.

Assim, é necessário que o atleta tenha uma dieta regrada através de uma suplementação adequada em vista da alta demanda do corpo por nutrientes específicos.

Desta forma, determinados suplementos nutricionais têm ganhado destaque devido aos seus efeitos positivos no organismo. Dentre eles, podem ser destacados os ativos ergogênicos os quais têm por função potencializar o rendimento esportivo, bem como aumentar as adaptações requeridas pelo corpo durante a prática de esportes. Um dos exemplos em destaque é o composto teacrina, alcalóide encontrado em fontes de origem natural, tais como a Camellia assamica var. kucha, café e algumas frutas exóticas.

Definição do Ativo

A Teacrine® é um ativo padronizado em alta concentração de teacrina (>98%) e a natureza bioidêntica (molécula idêntica à encontrada na natureza) deste composto melhora os processos metabólicos naturais do corpo para fornecer energia, aumentar o desempenho por reduzir a fadiga, além de melhorar a motivação, humor e cognição.

A teacrina é encontrada de forma abundante na fruta de cupuaçu (Theobroma grandiflorum), no café (Coffea) e principalmente, na planta Camellia assamica var. kucha, planta endêmica de Yunnan, província da China, a qual cresce acima de 1000m de altitude. Camellia assamica Var. kucha foi utilizada há muito tempo em preparações como chás e cafés, e foi descoberto que a planta possui uma grande quantidade do alcalóide teacrina.

MECANISMO DE AÇÃO:
• Melhora da ação cognitiva e desempenho físico

Age em dois caminhos neurais: dopaminérgico e adenosinérgico, ao estimular essas vias principais e modular outros neurotransmissores, aumentam a energia sem irritabilidade e permite que atletas de competição e indivíduos ativos melhorem o seu desempenho físico e mental.

Dopamina: Os receptores de dopamina como o D1- like, ao se ligarem à teacrina, interagem com o complexo proteico Gs, ativando a enzima adenilato ciclase, e conseqüentemente, aumentando a síntese de adenosina monofosfato cíclico (AMPc).

Sabe-se que suplementos ergogênicos podem contribuir para a inibição da enzima fosfodiesterase, responsável pela degradação do mediador químico intracelular, AMP cíclico. Dessa forma, esses compostos bioativos promovem o aumento do tempo de meia-vida desse nucleotídeo, aumentando a atividade na região do núcleo accumbens (NAC) do cérebro, associados à recompensa, à conclusão de tarefas e à motivação.

Altos níveis de dopamina estão relacionados com aumento percebido de energia, melhora do humor e sensações de prazer.

Adenosina: A adenosina é um importante nucleotídeo formada por uma base nitrogenada purínica (no caso adenina) associada à uma pentose, desempenhando funções em vários tecidos. No SNC, a adenosina desempenha importantes funções como a modulação da liberação de neurotransmissores, plasticidade sináptica, neuroproteção em eventos isquêmicos e de hipóxia ou em casos de estresse oxidativo.

Teacrine® promove a inibição da atividade de receptores adenosinérgicos desempenhando um papel importante nos processos bioquímicos que promovem sensação de relaxamento. Além disso, ao inibir a atividade dos receptores A1 e A2, ocorre a diminuição da sensação de fadiga e cansaço.

BENEFÍCIOS:
• Aumenta energia física e mental;
• Promove energia sem o nervosismo, irritabilidade ou tolerância;
• Melhora do humor;
• Aumenta a motivação para exercício;
• Melhora a concentração percebida e foco;
•Promove sensação de relaxamento;
• Reduz o estresse.

INDICAÇÕES E APLICAÇÕES:
Indicado para a melhora da cognição, favorecendo o aumento da concentração, humor, aumento da disposição, potencializa a energia durante a prática de atividades físicas desde as baixas até as de alta intensidade, entre outras.

CONCENTRAÇÃO DE USO E FARMACOTÉCNICA:
A dose usual é de 50 a 200mg.