O que é a Spirulina?

Spirulina

O que é a Spirulina?

A Spirulina é um alimento completo, rica em vários nutrientes, que pode ser utilizado como suplemento dietético (inclusive para evitar a desnutrição).

A Spirulina também serve de fonte alternativa de proteína (ela tem teor proteico maior do que a própria carne vermelha), o que ajuda a complementar a dieta dos vegetarianos.

As apresentações da cianobactéria mais comuns, em se tratando de consumo humano, são os comprimidos, as cápsulas e o pó. Vale destacar que ela também pode ser utilizada como ingrediente de medicamentos tônicos. A Spirulina em flocos é mais usual nas formulações de rações para peixes.

Benefícios da Spirulina para a saúde e boa forma.

1. A Spirulina ajuda a emagrecer.
A deficiência de nutrientes em geral estimula uma maior ingestão de alimentos, como uma tentativa do nosso corpo se abastecer daquilo que está faltando. Por si só, este já é um forte motivo para você passar a consumir a Spirulina e com isso evitar o ganho de peso (ela supre uma boa parte das nossas necessidades nutricionais diárias e sem acrescentar quantidades significativas de calorias para isso.)
Os benefícios da Spirulina em prol do emagrecimento também são proporcionados pelo seu grande conteúdo de proteínas, cuja digestão é lenta o que faz você se sentir mais saciado, reduzindo o apetite.

2 – Spirulina ajuda na musculatura
O grande teor de proteínas desse alimento é essencial para o organismo de muitos. Isso porque a Spirulina tem muito e ajuda na regeneração muscular.
Além disso, esse alimento possui uma cianobactéria que senta compostos com atividade antioxidante, o que parece ter uma fadiga muscular. Excelente para dias de treinos.

3 – Aumento da resistência
Segundo informações de dois estudos, a Spirulina auxilia no aumento da resistência, ajudando a manter a imunidade alta, evitando doenças.

4 – A Spirulina auxilia no combate o câncer
A Spirulina trata-se de uma excelente fonte de antioxidantes e por causa disso o seu consumo oferece uma proteção que combate danos oxidativos, que pode acometer a pessoa com uma inflamação crônica, sendo assim, ela ajuda na geração de câncer ou outros tipos de doenças.
A ficocianina trata-se do composto responsável pela cor verde-azulada da bactéria, sendo que o seu principal ativo é a molécula que apresenta a atividade antioxidante e deixa de lado a produção de moléculas envolvidas no processo inflamatório.
Por causa dessas ações benéficas do organismo a Spirulina ajuda a combater o câncer.

5 – Spirulina ajuda a combater doenças cardiovasculares
A ingestão de Spirulina ajuda a diminuir alguns fatores de risco associadas a aterosclerose, como por exemplo, o excesso de colesterol e a pressão alta. Esses males contribui para a doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame.
De acordo com uma pesquisa publicada no “The Journal of Nutritional Science and Vitaminology”, coelhos foram tratados a base de uma dieta rica em colesterol, que possui 0,5% do produto por 4 semanas.
Logo depois, os animais consumiram essa dieta rica em colesterol acompanhada ou de 1% ou de 5% de Spirulina, por um período adicional de 8 semanas. Depois de 8 semanas, os níveis de colesterol ruim (LDL) diminuem em 26% nos coelhos que consumiram a dieta com 1% de Spirulina e em 41% naqueles da dieta com 5% da cianobactéria. Ainda foi observada uma diminuição dos níveis de colesterol total e triglicérides.

6 – Spirulina ajuda a controlar a glicemia
Mais pesquisas em animais, a Spirulina pode diminuir de maneira bem considerável do nível de açúcar no sangue. A Spirulina em muitas situações teve melhor resultado na baixa de açúcar no organismo que drogas usadas para o controle da diabetes.