Imunolac – Sistema Imunológico

imunolac_nossa_formula

O sistema imunológico é constituído por uma intrincada rede de órgãos, células e moléculas, e tem por finalidade manter a homeostase do organismo, combatendo as agressões em geral. A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis. A primeira defesa do organismo frente a um dano tecidual envolve diversas etapas intimamente integradas e constituídas pelos diferentes componentes desse sistema.

Atualmente, muitos efeitos benéficos à saúde têm sido atribuídos ao uso dos probióticos, e, embora o conhecimento sobre os mecanismos de ação seja ainda limitado, sabe-se que esse papel é exercido através da manutenção da função de barreira gastrointestinal e, principalmente pela modulação do sistema imune.

O interesse nas propriedades imunomoduladoras das bactérias probióticas deriva a partir das atuais observações, em que a microbiota intestinal desempenha uma função de extrema importância no desenvolvimento e regulação do sistema imunológico. Sabe-se que as bactérias probióticas apresentam efeitos diferentes sobre este sistema, seja competindo por aderência nos sítios de absorção de nutrientes com bactérias nocivas, como na produção de muco de microvilosidades, ou ainda, auxiliando na produção de fatores antiinflamatórios e inibitórios de interleucinas, fatores TNF-α, entre outros.

Os lactobacilos são microorganismos que inibem o crescimento de outros microorganismos, como Clostridium perfringens, Bacilus subtilis, Escherichia coli, Proteus vulgaris, Candida albicans e outros.

O intestino é o órgão relacionado com a função imune mais importante do organismo: aproximadamente 60% das células imunológicas do organismo estão presentes na mucosa intestinal.

Dentro da mucosa intestinal podemos encontrar também, estruturas linfóides como as Placas de Peyer, seu epitélio é responsável em capturar amostras de antígenos e, contém também, centros germinais linfóides em toda a extensão da sua mucosa, e então a resposta imunológica adquirida pode ocorrer.

O sistema imune controla respostas imunológicas contra:

- Prevenção de alergias alimentares.

- Vírus (rotavirus e poliovírus).

- Bactérias (Salmonella, Listeria, Clostridium, entre outras).

- Parasitas (Toxoplasma)

A composição de 3 ou mais cepas, caracterizada como Pool, tem sido cada vez mais utilizada por oferecer maiores benefícios em conjunto.

O Imunolac é composto por 6 cepas: Saccharomyces boulardii, Lactobacilus plantarum, Bifidobacterium breve, Bifidobacterium infantis, Lactobacillus paracasei, Lactobacilus johnsonni (2 bilhões UFC/g de cada cepa) e enriquecido com Zinco Carnosina (75 mg/g).

O zinco desempenha papel fundamental contra a degradação do sistema imunológico, efeitos antibacterianos, infecções microbianas e inflamação intestinal, pois participa do processo de maturação dos linfócitos T.

As suas maiores concentrações são musculares (57%), não sofrendo alteração na sua valência porque não está envolvido nas reações de óxido-redução, permitindo que seja transportado e utilizado de forma mais rápida, ainda mais quando associado a outro elemento como a carnosina que também está concentrado nos músculos.

A carnosina também possui ação antioxidante, melhorando o rendimento muscular e proporcionando uma recuperação mais rápida do músculo, reduzindo o acúmulo de ácido lático. Por isso, a sinergia do zinco + carnosina desempenha grande importância na recuperação do individuo imunocomprometido.

Composição e ação terapêutica do Imunolac:,

Zinco Carnosina Eficaz contra: degradação do sistema imunológico, efeitos antibacterianos, infecções microbianas e inflamação intestinal.

Saccharomyces boulardii Estimula a imunidade, tanto inata (primeira linha de defesa) como adaptativa (anticorpos), em resposta à infecção pelo patógeno.

Lactobacilus plantarum Promove o equilíbrio das células T, desempenhando um papel fundamental na manutenção de uma resposta imune normal.

Bifidobacterium breve Responsável pela mediação das reações antiinflamatórias e anti-alérgicas, através da modulação da expressão de moléculas inflamatórias.

Bifidobacterium infantis Exerce ação imunorreguladora e efeitos benéficos imitando as interações comensais-imunes; Ajuda o sistema imunológico a suprimir produtos químicos inflamatórios que danificam a parede do intestino. Impede a fixação de microorganismos patogênicos, tais como Salmonella typhimurium e E. coli na parede celular intestinal.

Lactobacillus paracasei Inibe o crescimento de microorganismos patogênicos diversos, tais como Streptococcusmutans. Modula as respostas imunes, auxilio na resposta imunológica às alergias alimentares e aumenta a biodisponibilidade de nutrientes.

Lactobacilus johnsonni Fortalece a barreira epitelial através da regulação imune e aumento da produção de muco; Auxilia o controle do equilíbrio pro e anti-inflamatório de Citocinas, diminuindo o processo inflamatório nas células epiteliais.

INDICAÇÃO: Melhorar e estimular o sistema imunológico.
FAIXA DE DOSAGEM USUAL: 1g ao dia.